insolvência pessoal portugal

O CIRE acrescenta que a insolvência é considerada quando o devedor se encontra "impossibilitado de cumprir as suas obrigações vencidas", ou seja quando os seus ativos são inferiores aos passivos.

Um termo que antes estava associado apenas às empresas tornou-se cada vez mais uma solução também para as famílias com sérios problemas financeiros.

Ou seja, nestes casos haverá um routine transitório, nomeadamente no caso de insolvência de empresas. Os processos de insolvência de pessoas singulares que já tenham cumprido os três anos em abril ficam resolvidos.

Esses cookies são utilizados para recolher informações sobre a forma como os visitantes utilizam o Web website site, como por exemplo, o número de visitantes, as páginas mais visitadas, entre outras estatísticas.

Já na Insolvência Real é feito o pagamento das dívidas aos credores. Isso porque o devedor possui bens e direitos em seu nome.

O Cidadão terá de passar por um for everyíodo de 5 anos durante o qual terá de pagar aos credores o que o Tribunal determinar.

No âmbito da insolvência pessoal, a lei prevê ainda duas modalidades: a insolvência pessoal e a insolvência conjugal.

Os cookies que utilizamos contribuem para melhorar a sua experiência geral como utilizador. Ao armazenarmos informações sobre as suas visitas, conseguimos proporcionar uma interação mais eficiente, melhorar a navegação, assim como fornecer conteúdo personalizado de acordo com as suas preferências. Nenhum dos dados que nos forneça é partilhado com entidades externas ao Doutor Finanças.

Durante a recuperação judicial, o devedor apresenta um plano de recuperação aos credores, que deverá ser aprovado pela maioria deles em assembleia geral.

se for um casamento em comunhão de bens ou de adquiridos, o casal pode pedir insolvência conjugal (isto é, os dois ficam insolventes em simultâneo);

Para superar a insolvência pessoal, é very important adotar estratégias financeiras eficazes. Comece por criar um plano de pagamento de dívidas, priorizando aquelas com taxas de juros mais altas. Em seguida, busque aumentar sua renda por meio de um segundo emprego ou trabalho freelance. Além disso, considere a possibilidade de negociar suas dívidas com os credores, buscando acordos que sejam mais acessíveis para você.

No entanto, este é um estado que implica muito para a vida pessoal e financeira de quem é declarado insolvente, especialmente nos five anos após a aprovação do pedido de insolvência.

A pandemia fez disparar o crédito ao consumo e, consequentemente o endividamento das famílias atingiu números históricos. Em muitos casos, a situação financeira é de tal modo delicada que pedir a insolvência pessoal pode ser o único passo a dar.

Assim, só após esgotadas todas estas situações e se não encontrares mesmo outra solução para o pagamento das suas dívidas é que deve considerar a hipótese de insolvência pessoal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *